Rolamentos

ROLAMENTOS AXIAIS

Quando cargas axiais são combinadas com velocidades altas, cargas pesadas ou outras condições desafiadoras, os rolamentos axiais da proporcionam o desempenho ideal.

Rolamento axial de esfera

Os rolamentos axiais de esferas são adequados para aplicações de alta velocidade e cargas leves, para aplicações de alta precisão.
TVL (contato angular, pouca carga radial)
DTVL (contato angular, somente carga axial)

Rolamento axial de rolos

Os rolamentos axiais de rolos cilíndricos são adequados para cargas pesadas em velocidades moderadas, com várias opções de rolo por cavidade para uma maior capacidade de carga.
TP (padrão)
TPS (arruela de alinhamento)

Rolamentos axiais autocompensadores de rolos

Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos alcançam alta capacidade de carga axial com baixo atrito e alinhamento contínuo dos rolos - mesmo que o eixo e o alojamento estiverem desalinhados durante a operação.

Rolos Axiais de rolos cônicos

Os rolamentos de tipo axial cônicos são projetados para movimento de rolagem real, que oferece vida útil do rolamento e capacidade de carga do rolamento maiores.

TTHD (serviço pesado)

Os rolamentos TTHD são formados por duas pistas axiais, um conjunto de rolos e uma gaiola. Esse projeto pode criar até 40% mais capacidade que rolamentos cilíndricos e esféricos com as mesmas dimensões de envelope. A configuração dos rolamentos TTHD cria um benefício chamado de movimento de rolagem real. As extensões das pistas de rolamento e os rolos convergem para um ponto comum (o ápice) no eixo de rotação. Como resultado, o movimento de rolagem real reduz a geração de calor e o desgaste nas pistas e nos rolos.
Variedades de tamanho:
DI 34,925 mm a 1352,550 mm
DE 76,200 mm a 1524,000 mm

Rolamento de rolos cônicos v-planos

Os rolamentos axiais de rolos cônicos v-planos estão disponíveis em dois tipos – TTVF (padrão) e TTVS (autoalinhamento) – e combinam os excelentes recursos de rolamentos axiais cônicos e rolamentos cilíndricos, oferecendo a mais alta capacidade possível de qualquer rolamento de seu tamanho.

TTSV e TTSX (rolamentos de parafuso ajustador)

Os rolamentos TTHD são formados por duas pistas axiais, um conjunto de rolos e uma gaiola. Esse projeto pode criar até 40% mais capacidade que rolamentos cilíndricos e esféricos com as mesmas dimensões de envelope. A configuração dos rolamentos TTHD cria um benefício chamado de movimento de rolagem real. As extensões das pistas de rolamento e os rolos convergem para um ponto comum (o ápice) no eixo de rotação. Como resultado, o movimento de rolagem real reduz a geração de calor e o desgaste nas pistas e nos rolos.
Variedades de tamanho:
DI 34,925 mm a 1352,550 mm
DE 76,200 mm a 1524,000 mm

TTSV e TTSX (rolamentos de parafuso ajustador)

Oferecemos dois tipos de rolamentos de parafuso ajustador — TTSV e TTSX. Sem um furo convencional, os dois tipos são dotados do máximo número de rolos. Os rolamentos axiais de rolos cônicos do parafuso ajustador oferecem a mais alta capacidade dos rolamentos tipo v-flat, mas com uma capacidade de velocidade reduzida. Faixas de tamanhos: 35 mm a 2.940 mm

Rolamento axial de rolos cônicos oscilantes

Os rolamentos oscilantes apresentam projetos sem gaiola com um retentor externo que mantém o conjunto unido para remessa e instalação. Oferecemos três tipos de rolamento oscilante – TTSP, TTC e TTCS.

Rolamentos axiais de rolos transversais

Os rolamentos de rolos transversais (TXR) são projetados para oferecer os mais altos níveis de precisão e rigidez rotacionais, além de economizar espaço e custos de materiais. Capazes de suportar altos momentos de tombamento, os rolamentos TXR são ideais para o rolamento de mesas de máquinas-ferramenta, incluindo broqueadeiras verticais e retíficas. Eles também são indicados exclusivamente para muitas aplicações de pivô e pedestal em que o espaço é limitado ou em que é necessário um centro de gravidade da massa giratória o mais baixo possível. Variedades de tamanho: 457,2 mm a 1549,4 mm

FAQ

É necessário usar o método correto na montagem e observar as regras de limpeza para que o rolamento funcione satisfatoriamente. A montagem deve ser feita em local seco e limpo. Mantenha os rolamentos sempre limpos. É sempre mais fácil manter os rolamentos limpos do que ter que limpá-los posteriormente.

Durante a desmontagem podem ocorrer danos aos rolamentos. Portanto, evite, sempre que possível, a desmontagem de rolamentos que não estão danificados. Caso a desmontagem seja necessária, execute-a sempre com muito cuidado. Assegure-se de que o eixo esteja bem firme; do contrário, o rolamento pode ser danificado pelas forças de desmontagem. Limpeza também é muito importante. É mais fácil evitar que um rolamento se contamine do que limpá-lo. Alguns rolamentos não são desmontáveis, tornando a sua limpeza extremamente difícil. Um rolamento que será reutilizado deve ser montado na mesma posição do eixo. Antes da desmontagem, marque cada rolamento com relação às suas posições.

Montagem e manutenção adequadas são essenciais para que os rolamentos tenham uma longa vida útil. Atenção especial deve ser dada à limpeza e às ferramentas utilizadas para sua montagem e desmontagem. Os rolamentos devem ser bem lubrificados e protegidos contra sujeira e contaminação. As condições dos vedadores devem ser verificadas periodicamente.

Ao inspecionar um rolamento, não o deixe nunca exposto a impurezas ou umidade. Cubra-o com papel encerado ou folha de plástico. Sempre que possível, lave o rolamento usando pincel umedecido com solventes à base de petróleo, aguarrás, ou borrifando o solvente por dentro do rolamento. Isso possibilita a inspeção sem ter que desmontar o rolamento. Nunca lave rolamentos vedados; limpe somente as superfícies externas.

Em aplicações lubrificadas com graxa, remova toda a graxa possível usando uma raspadeira macia. Não utilize pano de algodão em contato com o rolamento, já que as fibras desprendidas podem mais tarde entrar entre os rolos ou as esferas e danificá-los. Isto é particularmente importante em rolamentos pequenos.

Tome todos os cuidados para manter os rolamentos e seus lubrificantes livres de contaminação. Comece a sua inspeção limpando a superfície do rolamento: a seguir, remova os componentes. Vedadores danificam-se facilmente, manuseio-os com cuidado. Nunca use força excessiva. Inspecione minuciosamente os vedadores e os componentes próximos a eles. Substitua sempre os vedadores de borracha e outros que aparentam estar em más condições. Um vedador danificado pode contribuir para falha nos rolamentos e, consequentemente, paradas de máquinas.

O aquecimento do rolamento armazenado faz com que o fluído protetor escoe, mesmo estando dentro da embalagem. No caso de rolamentos blindados até a graxa pode derreter. Dica: Não armazene o rolamento onde possa haver incidência de luz solar próxima a fontes de calor

Rolamentos são elementos vitais para o funcionamento de qualquer equipamento mecânico, por isso, a preocupação com a qualidade e manuseio é indispensável para se ter um rendimento adequado. Uma das principais e mais simples causas de rolamentos danificados é a armazenagem errada. Rolamentos armazenados em grandes pilhas, ou de forma inclinada, ou mesmo na vertical, sofrem pela concentração do peso em pequenas áreas de apoio que com o passar do tempo se transformam em um ponto de fadiga do material. Cuidado para não ultrapassar o limite de altura da pilha. Outro inimigo implacável dos rolamentos é a umidade, que contribui para a danificação das embalagens e posteriormente dos rolamentos. Não é aconselhável a armazenagem de rolamentos perto de tubulações de água, ar e outros fluidos, pois existe a possibilidade de vazamento. Nem se deve armazená-los no chão ou sobre prateleiras de madeira verde. Recomenda-se também a instalação de desumidificadores no depósito para controlar a umidade abaixo de 50% à uma temperatura de 20ºC. Não armazene no mesmo depósito rolamentos e substâncias como: enxofre, cloro, ácidos, etc...

O meio ambiente no qual evoluem os rolamentos está frequentemente muito poluído de elementos que reduzem muito a duração de vida dos rolamentos, como poeira, detergentes, cavacos, etc. O cuidado com a poluição em contato na manutenção deve ser muito observado. Verifique os métodos utilizados em sua montagem, as principais causas de deterioração dos rolamentos são:

  • Métodos e meios insuficientes ou mal adaptados
  • Poluição na montagem
  • Colocação brutal
  • Má elaboração dos órgãos receptores: eixo e alojamentos fora de tolerância, mau acesso do lubrificante, desalinhamento.Essa deterioração pode se manifestar pelo barulho anormal e vai produzir em curto prazo uma fadiga das superfícies do rolamento.